segunda-feira, 25 de maio de 2009

Grenat Cafés especiais

Escolhi o Grenat para minha primeira crítica por 2 motivos, primeiro, é um café que passa preocupação com a qualidade do produto e utiliza apenas material de qualidade, segundo, foi escolhido pela Veja Brasília o melhor café espresso da cidade. A cafeteria está localizada na comercial da 201 Sul próximo ao setor de autarquias. O ambiente é bem agradável e bastante claro. Logo na entrada existe um armário onde se pode encontrar todo tipo de artigo para barista, além de mokas, french press, xícaras, leiteiras, moedores caseiros, máquinas de saché (nuova simonelli) e máquinas automáticas (Jura).
Pode-se degustar o café, em pé no balcão, em um apoio logo em frente, ou em duas mesas locallizadas bem próximas da máquina. Existe também um espaço subsolo onde são ministrados cursos e degustações.
A casa oferece diferentes cafés e diversas formas de extração.
O café principal é o Arte, sendo que existem sempre um outro café em um moinho secundário. Já passaram por esse moinho o Orfeu, Fazenda Pessegueiro, Suplicy, e hoje estava o Braúna. Pode-se também optar por degustar o café feito na Moka, na French Press ou na Bunn. Optei por degustar o Braúna no espresso (pedi um curto) e o Arte no Cappuccino, O espresso estava bastante bonito, de cor tigrada. Para o cappuccino pedi com o café Arte, o leite estava com microbolhas, mas no geral também estava muito bom.

Vamos à ficha técnica.

Nome do local: Grenat Cafés especiais
Endereço: SCLS 201, BLOCO A, LOJA 5
Horário de funcionamento: 9:00 às 19:00 hrs
Dia e hora da visita: Segunda 18 de maio de 2009 às 12:00
Café (marca ou marcas) servido no local: Arte (café do moinho principal) Orfeu, Fazenda Pessegueiro, Braúna, Atelie do Café, entre outras.
Máquina: Nuova Simonelli Aurélia com moinho Mythos (principal) e MDX (secundário)
Serviço de balcão: Ótimo espaço para se degustar espresso no balcão ou no apoio logo em frente
Serviço de mesa: Mesas próximas à máquina e serviço rápido, sem tempo de as bebidas esfriarem.
Avaliação do café: (Braúna) café com ótima apresentação, aparentou ser extraído corretamente.
Avaliação do cappuccino: (Arte) O leite estava com microbolhas


segunda-feira, 18 de maio de 2009

Brasília Gourmet 2009


Nos dias 14 à 17 aconteceu o Brasília Gourmet, um evento organizado pelo Correio Brasiliense, com intuito de divulgar a gastronomia da cidade e dar oportunidade aos assinante do jornal de participar de oficinas e palestras com alguns dos mais conhecidos nomes da cozinha Candanga.
O Café Cristina estava presente em um espaço onde se podia degustar nosso café enquanto aguardavam as palestras e liam o Correio.
O evento aconteceu no ECCO (Espaço Cultural Comtemporâneo)

domingo, 17 de maio de 2009

Brasília e o café


Boa noite pessoal, para dar uma maior ação ao blog, vou começar a visitar alguns pontos que servem café aqui em nossa cidade e postar aqui o que eu achei do lugar.
Para ficar melhor a comparação entre os lugares, criei um roteiro para seguir durante as visitas.

Nome do local:
Endereço:
Horário de funcionamento:
Dia e hora da visita:
Café (marca ou marcas) servido no local:
Máquina:
Serviço de balcão:
Serviço de mesa:
Avaliação do café:
Avaliação do cappuccino:

Se alguem achar interessante mais algum item, favor pedir.
Sempre que possível, vou preferir tomar o espresso no balcão.
Espero poder começar meu novo trabalho logo.
Abraços.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Brasil Sabor Brasília

Dia 03/04/09 aconteceu o coquetel de lançamento do Brasil Sabor Brasília, o maior festival gastronomico da cidade conta com a participação de 90 restaurantes da cidade, que criaram pratos esclusivos para o festival.
No coquetel de abertura, todos os restaurantes ofereciam degustação dos seus novos pratos aos convidados.
O estande do Café Cristina que estava na entrada do evento foi visitado por diversos clientes que participaram do evento e por donos de restaurantes que se surpreenderam com a habilidade dos baristas e a qualidade do café.

O Festival vai até dia 31/05.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Campeonato Brasileiro de barista

A ACBB, Associação Brasileira de Café e Barista, realizou nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro os campeonatos Brasileiro de Barista, Latte Art, Coffe in Good Spirits e Cup Taster.

Na principal atração, o 8º Campeonato brasileiro de barista, os baristas tem que apresentar 4 espressos, 4 cappuccinos (apenas café e leite) e 4 bebidas de café (sem alcool) para 4 juízes sensoriais enquanto sua performance é avaliada por 2 juízes técnicos e 1 juiz principal.

A campeã foi a paulistana Yara Castanho da Suplicy cafés especiais. Ela ganhou o direito de representar o país no Campeonato mundial de barista (www.worldbaristachampionship.com) que foi realizado entre os dias 16 e 19 de Abril em Atlanta nos Estados Unidos.
Ela fez uma ótima apresentação e voltou pra casa com um maravilhoso 18º lugar, representando muito bem nosso país.

Parabéns à Yara pela participação.Yara Castanho comemora o campeonato tendo à esquerda o barista campeão do mundo de 2008, Stephen Morrisey,
e o mexicano José Cleofas, head judge do campeonato brasileiro, e, à direita,
Edgard Bressani, presidente da ACBB, entidade promotora do evento
(Foto Cláudio Arouca)

domingo, 3 de maio de 2009

Boa noite.
Como essa é minha primeira postagem estou colocando algumas fotos de bebidas feitas por mim.
As primeiras são latte art, a seguinte é a bebida com café que apresentei no campeonato regional de barista de 2008, Carmen Miranda (leva café, Melancia e syrup de Melão) e o seguinte é um Mocha, um dos mais famosos drinks de café.