sábado, 5 de setembro de 2009

Forno Combinado


Aqui na Café e Complementos, empresa que trabalho, além de toda área do café, trabalhamos com diversos itens para restaurantes, lanchonetes, cafés e ramos de alimentação em geral.

No dia 25/08 durante uma apresentação na empresa tive a oportunidade de conhecer melhor um dos itens mais desejados da cozinha moderna, o Forno combinado.

O Combinado é um forno onde pode-se cozinhar com ar-quente, vapor, ou a combinação dos 2 métodos (daí o nome).
Na apresentação foi utilizado um forno Prática EC-6. essa sigla nos diz que o forno é eletroprogramável, elétrico e possui 6 gn´s (gastronorms), que são cubas de tamanho universal.

Primeiro nós preparamos legumes, arroz e pudim, fritamos batata e depois diversos tipos de carnes.

Os legumes me parecem mais saborosos que quando cozidos em água, ficam com o sabor mais presente e certamente mantém uma quantidade maior de nutrientes.

A batata frita feita no forno (tem que ser daquelas industriais compradas em mercado) ficam diferentes, mas ficam crocantes e saborosas.

As Carnes são um show à parte, a opção de cocção com vapor reduz a perda de água (e também de sabores) das carnes deixando a carne muito mais macia e saborosa.

Resumindo, em um único equipamento pode-se assar, fritar grelhar, gratinar aquecer sem ressecar, cozinhar em banho maria e à vapor, eliminando a necessidade de outros equipamentos como fogões, chapas, fritadeiras e fornos comuns.

Vale à pena conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário