segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Continuação - Máquina de café


Partindo para uma parte mais técnica:

A máquina que estamos avaliando possui uma caldeira de 12 litros, isso é um ponto interessante.
Esse grande volume é um dos pontos responsáveis para se manter a estabilidade térmica da máquina, sendo uma vantagem em relação às que possuem caldeiras menores.

Comparando um uma marca concorrente que possui caldeira de 8 litros e os mesmos 2 grupos, temos um ganho considerável em estabilidade e uma redução do consumo de energia.
A máquina com menor volume de caldeira precisa acionar a resistência mais vezes que a máquina de maior volume.

Alguns dos itens que o barista deve saber regular em uma máquina como essa são: nível de água da caldeira, temperatura e pressão da bomba.

A regulagem do nível de água é importante para se obter um melhor aproveitamento da máquina.

Em locais onde se utiliza muita água para se fazer chás, esquentar xícaras, limpeza ou qualquer outro uso (existem pessoas que acham que a máquina de café é uma fonte de água quente eterna e que isso não altera seu funcionamento perfeito) a melhor opção é deixar o nível de água maior.
Nos estabelecimentos que utilizam mais o vapor, deve-se manter um nível de água menor.

A temperatura pode ser regulada em um termostato localizado na parte superior direita da máquina. com ajuda de um chave de fenda gira-se um pequeno parafuso para elevar ou diminuir a temperatura da máquina, e conseqüentemente do café. A nova temperatura será alcançada na próxima vez que a resistência for ativada. Indico aos baristas que testem seu café em diferentes níveis de temperatura afim de verificar o melhor ponto nessa regulagem.

A pressão da bomba é extremamente importante para a qualidade do café. Ela pode ser regulada girando um parafuso direto na bomba. Verificando sempre o mostrador frontal da máquina. Geralmente indicam 9 bars de pressão como padrão, mas ultimamente tenho utilizado 10,5 bars aqui na Café e Complementos.




Foto da caldeira: Nos dutos que saem de cima da caldeira o ponto metálico onde encaixa a peça de plástico é onde se regula o nível da caldeira, quando se eleva o nível da caldeira acompanha.


Termostato: Retirando a tampinha redonda existe o parafuso onde se regula a temperatura.




Bomba: no pino à esquerda, em frente à bomba é o local onde se regula a pressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário