sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Máquina de café profissional


Como muitas pessoas me perguntam como funciona uma máquina de café, resolvi fazer uma série de posts explicando um pouquinho desse funcionamento.

O princípio da maioria das máquina profissionais é simples, elas possuem uma caldeira alimentada por água até certa medida, que é aquecida por uma
resistência. Dessa caldeira saem água quente (geralmente utilizada para fazer chá) e vapor (para vaporização do leite e preparo de bebidas quentes). Para o café, a água é empurrada pela bomba com a pressão, passa por um termo-sifão (que geralmente fica dentro da caldeira) que esquenta essa água vai para o grupo.

Parece simples não? Mas não é bem assim. Um dos grandes desafios para se ter uma boa máquina é a manutenção da temperatura (principalmente na extração do café) e da pressão da bomba.

Vou começar explicando as partes básicas de um equipamento relativamente simples, uma Rancílio Epoca 2 Gr.

O nome dessa máquina nos diz bastante coisa. Rancílio é a marca, Epoca o modelo e o 2 Gr que ela possui 2 grupos.

Podemos identificar nessa visão frontal da máquina (esquerda pra direita): Uma haste de vapor Uma saída de água quente, 2 grupos (com seus devidos porta-filtros encaixados) e uma segunda haste de vapor.

A primeira pergunta que geralmente me fazem é:

O caximbo de 1 café não sai melhor que o de 2 cafés?

Em primeiro lugar: Não existem caximbos na máquina de café, o nome correto é porta-filtro. Segundo: Teoricamente o porta-filtro de 1 café deve suportar metade do conteúdo que o de 2 cafés, sendo assim deveriamos obter a mesma qualidade nos cafés extraídos em ambos porta-filtros. Porém (devido principalmente ao formato da cesta) o porta-filtro de 2 cafés é mais eficiente que o de 1 café, por isso os baristas preferem sempre extrair utilizando esse porta-filtro, e existem cafeterias onde não se utiliza o porta-filtro simples.

A segunda pergunta é:

Nessa máquina sai cappuccino?

Essa pergunta é realmente muito interessante (pode ser irritante para alguns baristas). Nos remete a uma questão que ainda não é unanimidade no Brasil. O que é um cappuccino?
Bom para os apreciadores, os baristas brasileiros e o resto do mundo, cappuccino é a mistura entre café, leite e leite vaporizado (dizem que deve ser na proporção 1/3 café + 1/3 de leite + 1/3 de leite vaporizado).
Para grande parte dos brasileiros o cappuccino é a mistura de café solúvel (quando alguém encontrar um de qualidade me avise), leite em pó, chocolate em pó, muito açucar e às vezes bicarbonato de sódio, podendo ser misturada com água ou com leite quente. Não tenho nada contra essa bebida, apenas deveriam dar um outro nome à ela.
E respondendo à pergunta: Não, a máquina não sai Cappuccino, mas pode-se fazer um cappuccino extraindo um espresso (em alguns casos podem ser 2), e utilizando a haste de vapor para vaporizar o leite para adicioná-ló ao espresso.

Continua.....

3 comentários:

  1. Olá Daniel, gostei muito do seu Blog, tenho respondido esta pergunta sobre o cappuccino muitas vezes e mais surpreendente do que a pergunta é o semblante de quem perguntou quando responde que não, não sai cappuccino dessa máquina.
    Concordo plenamente que os brasileiros não conhecem o cappuccino de verdade. Mas se quiser conhecer um café solúvel de verdade, acredite, ele existe!!! É foi uma surpresa para mim também, sempre odiei café instantâneo, mais do que ver gente colocar açucar no café. Dê uma olhada no meu blog com o link abaixo e leia sobre minha experiência com café solúvel.

    Abraços e boas xícaras.
    Ricardo Petruzza

    http://petruzza.blogspot.com/2011/09/vai-um-cafezinho-soluvel-ai.html

    ResponderExcluir
  2. Queria saber o que eu preciso para fazer uma maquina de chá?só chá, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Uma boa explicação, trabalho como técnico em maquinas de café, e essa postagem não poderia ter sido mais objetiva. Muito boa.

    ResponderExcluir